Oi meninas
A umectação nada mais é do que um banho de óleo é importante que se utilize óleos vegetais (Coco, oliva, argan e etc), pois eles tem maior poder de penetrar na fibra capilar. Óleos que não devem ser usados na umectação sãos os que contenham em sua composição:
Óleo mineral (mineral oil)
Vaselina líquida (petrolatum)
Parafina líquida (paraffinum liquidum)
Silicone Insolúvel em Água
Esses componentes blindam o fio e impossibilita que os procedimentos de hidratação utilizados após a umectação cheguem ao fio, por isso é importante que o óleo usado seja vegetal para que a umectação aja nutrindo os fios, e posteriormente, os procedimentos de hidratação utilizados sejam absorvidos pelo cabelo.
Uma ótima dica para quem está com as pontas ressecadas é ultlizar azeite de oliva nas pontinhas do cabelo antes de dormir, no outro dia suas pontas estarão super hidratadas, pra quem tem cabelo oleoso não aconselho fazer isso.
Abaixo listo os óleos que podem ser usados na umectação, lembrando que tem que ser óleo vegetal sem conservantes e processos químicos.
Óleo de Abacate: É um óleo rico em vitaminas vitamina A e um altíssimo teor de vitamina E que é um poderoso antioxidante, o qual inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento., que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.
Óleo de Linhaça: Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Nos cabelos conferem Hidratação, um brilho muito bonito e também ajuda no combate ao frizz.
Óleo de Jojoba: Quando massageado diretamente no couro cabeludo, dissolve o sebo engastado, os folículos do cabelo ficam livres das partículas estimulando a germinação das células na epiderme e um renovado crescimento dos cabelos. O Óleo de Jojoba também torna o couro cabeludo menos ácido, regulando, portanto, as secreções glandulares.
Óleo de Rícino: Possível função parecida com o de jojoba em menor eficiência, atua diretamente no couro cabeludo controlando a oleosidade e a acidez do mesmo.
Óleo de Azeite Extra Virgem: É Anti Oxidante Natural, tem propriedade emoliente que confere brilho e Hidratação aos fios.
Óleo de Argan: O óleo natural de argan simplesmente dispensa comentários em sua funcionalidade e resultados, tanto nos cabelos, quanto para a saúde e para a pele. É um anti oxidante natural e extremamente rico em vitamina E, contém também omega 9 e 6, além de um produto natural fundamental para a cicatrização e irritação do couro cabeludo.
Óleo de Coco: Possuí ação emoliente e nutritiva aos fios, além de proteger os cabelos contra os radicais livres e fatores externos do clima do nosso país.
A umectação pode ser feita após o shampoo sem o condicionador, pois as escamas do fio estarão abertas pra absorver todos os nutrientes ou levando o óleo ao fogo e deixando o mesmo mornar ao aplica-lo no cabelo as escamas do cabelo se abrem favorecendo a entrada dos nutrientes presentes no óleo.
É isso por hoje meninas.
Bjs
2 comentários:
Já fiz e amo umectação com o óleo de coco copra, muito bom super recomendo.
http://www.youtube.com/watch?v=A0gaG_cFg6A
Pra quem faz chapinha sempre é quase que obrigatório fazer umectação, já usei vários tipos de óleo e meu cabelo fica brilhante e sedoso.
Postar um comentário